APAFASS recebeu em 18/06/2020, para uma conversa em videoconferência, o advogado Jorge Faiad, especialista em direito previdenciário complementar, que discorreu sobre aspectos da história dos fundos de previdências fechados no Brasil, bem como das principais diretrizes legais do setor.

Foram abordadas as principais diferenças entre as Leis Complementares ( LC-108 e LC-109) que regem a previdência privada e os papéis regulador e fiscalizador do CNPC (Conselho Nacional de Previdência Complementar) e da PREVIC (Superintendência Nacional de Previdência Complementar), respectivamente.

Jorge Faiad destacou ainda a relevância do papel institucional de Associações, como a APAFASS, para a evolução do sistema previdenciário; reforçou a importância das Associações como elo forte de ligação dos associados e participantes com as Fundações e Patrocinadores. Principalmente na proposição da evolução da governança e no monitoramento da gestão dos planos de benefícios, sempre na busca da melhor rentabilidade de seus investimentos, e busca constante de benchmark nos mercados nacional e internacional.

Participaram da videoconferência, em vários estados, dezenas de associados da APAFASS, que contou ainda com a presença do presidente da Fundação Atlântico, Fernando Pimentel, do presidente da APAFASS, Marco Schroeder e dos conselheiros eleitos da Fundação.